top of page
WhatsApp Image 2021-09-10 at 14.00.43.jpeg

EXPEDIÇÕES

ABROLHOS

 

O Arquipélago de Abrolhos é um paraíso único no planeta , acessível somente pelo mar . Por si só Abrolhos é uma experiência única , nosso trabalho é te levar para esse paraíso e fazer dessa experiência uma memória inesquecível, um lugar que sempre queremos voltar.


Parque Nacional Marinho de Abrolhos
Primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, criado em 1983
Abrolhos representa um marco para a conservação marinha no país. Em 06 de abril de 1983, por meio do Decreto Federal nº 88218 foi criado o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (PARNA MAR Abrolhos). Desde então, 87.943 hectares desta Unidade de Conservação (UC) ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia federal ligada ao Ministério do Meio Ambiente.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é dividido em dois polígonos:
1) Uma área a 70 km da costa de Caravelas-BA, que engloba o Parcel dos Abrolhos, formado por um complexo de milhares de chapeirões, estruturas recifais únicas encontradas somente na região do Banco dos Abrolhos.
E também, o Arquipélago dos Abrolhos, composto pelas ilhas:
• Ilha Redonda
• Ilha Siriba
• Ilha Sueste
• Ilha Guarita
• Ilha Santa Bárbara (excluída dos limites do parque e sob jurisdição da Marinha do Brasil)
A maior biodiversidade marinha do Brasil!
O PARNA MAR Abrolhos protege uma porção significativa do maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul, além de espécies de tartarugas marinhas, aves marinhas e uma infinidade de peixes e invertebrados que compõem a maior biodiversidade marinha do Brasil e do Atlântico Sul. A região despertou grande curiosidade de Charles Darwin e outros cientistas e ilustres navegantes como Américo Vespúcio, que já estiveram no local.
Um levantamento da biodiversidade da região registrou aproximadamente 1.300 espécies, 45 delas consideradas ameaçadas, segundo listas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O parque protege o principal berçário das baleias jubarte no Atlântico Sul, que migram para o Banco dos Abrolhos para se reproduzirem e ter seus filhotes (de junho à novembro).

É a única região do planeta onde é possível encontrar o coral-cérebro (Mussismilia braziliensis), conhecido por seu aspecto peculiar.
Abrolhos também abriga diversas espécies de tartarugas marinhas ameaçadas como as tartarugas cabeçuda, verde e de pente. Além dessas, pode-se ser surpreendido pela a tartaruga-de-couro, a de mais raridade entre as espécies na região.

As ilhas são o habitat de diversas espécies de aves marinhas, residentes e migratórias, dentre elas: a grazina do bico vermelho, atobás brancos e marrons, fragatas e beneditos..

Espécies de peixes e invertebrados com grande valor ecológico e socioeconômico são encontrados em abundância no interior do Parque, como badejos, budiões, lagostas, entre outros.

Operando com duas embarcações o Catamarãn Zeus e o Catamarãn Netuno, a Apecatu Expedições oferece segurança, conforto e qualidade na travessia até o Arquipélago, assim como nas atividades realizadas durante o Living Aboard, temperadas pela deliciosa culinária servida a bordo .
As operações de mergulho são realizadas respeitando todas as normas de segurança com material e equipamentos revisados e testados regularmente, operacionalizado por pessoal habilitado.

Fonte: ICMBIO
https://www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos/guia-do-visitante.html

bottom of page